Oferta recebida: Livro das plantas invasoras em Portugal

Amostras GRÁTIS

oferta-recebida-livro-plantas-invasoras

Esta recebi a oferta dum livro acerca plantas invasoras em Portugal. São plantas que pertencem a outros territórios, mas que são transportadas por “acidente” para outros terrenos, provocando certas destabilizações ambientais em alguns casos.

Mais de 550 espécies de plantas exóticas introduzidas em Portugal Continental são consideradas actualmente como escapadas de cultura, subespontâneas ou invasoras (Marchante et al. 2005, Almeida e Freitas 20061). Muitas mais espécies foram introduzidas mas encontram-se exclusivamente sob o controlo da acção directa do Homem pelo que não são consideradas neste número.

 De entre estas 550 espécies, cerca de 400 foram listadas no Decreto Lei 565/99 o qual classifica 30 espécies de plantas como “invasoras” (anexo I – “I”).

Em 1999, Almeida2 referiu cerca de 500 espécies exóticas subespontâneas em Portugal Continental, das quais considerou 37 como “invasoras muito perigosas”, 56 como “invasoras perigosas” e 104 como “eventualmente invasoras”.

 No âmbito do projecto INVADER foi desenvolvida a colecção de fichas “Plantas Invasoras em Portugal – fichas para identificação e controlo” que inclui as 30 espécies de plantas legalmente consideradas invasoras em Portugal Continental, e mais 3 espécies que se consideraram também muito problemáticas. Estas fichas incluem, além de fotografias e descrições morfológicas para cada espécie, algumas metodologias de controlo e outra informação considerada relevante. 

Este livro é imensamente útil para quem admira a natureza, fotografia, ou lida profissionalmente com plantas e meio ambiente.
Poderão solicitar a vossa cópia grátis através do seguinte contacto:  invader@ci.uc.pt

Agradecimentos á Dona Elisabete pela amabilidade na oferta deste livro.