Vou mudar óleo e filtro por menos dinheiro

oficinas-midas

O meu automóvel precisa de uma manutenção periódica: mudar óleo e filtro de óleo. Ao fim de 10 000 kms, é necessário efectuar esta pequena revisão para garantir mais fiabilidade mecânica, pois trocar de carro em Portugal com frequência ( 1 vez em cada 10 anos) é algo que não conseguimos atingir com facilidade, sobretudo agora que vivemos com crise, conjuntura, défice, falta de dinheiro , etc.

Após alguns telefonemas ás oficinas Precision , AutoCenter, e Midas, resolvi efectuar esta revisão na Oficina Midas, e vejam porquê tomei esta escolha…

Antes de tomar qualquer decisão no que diz respeito a compras ou revisões, costumo ver preços em diversas lojas do produto que tenciono comprar , ou ligar para saber orçamentos das revisões a fazer. Em 5 minutos consegui obter orçamentos que variavam 32 euros com a mesma operação (mudar óleo e filtro de óleo) para poupar algum dinheiro.

Por exemplo, o automóvel em questão é um modelo Ford com 1400cc de 1999.  

Na rede de oficinas Precision (1ª oficina que respondeu ao meu email com pedido de orçamento) indicou o valor de 69 euros pela revisão.

Em seguida, a oficina AutoCenter indicou-me quase 82 euros pela mesma revisão, ainda com a agravante de que não tinham em stock o filtro específico, pelo que ainda teria que adiar e agendar a revisão.

E por fim, a oficina Midas indicou que o valor seriam 69 euros, mas como estão em promoção ficaria por 59 euros, portanto, uma diferença de 10 euros para a oficina Precision, e cerca de 32 euros em relação á oficina AutoCenter.

Resultado: optei pela Midas por praticar o preço mais baixo das 3 oficinas consultadas. Curiosamente, destas 3 oficinas, optei pela AutoCenter para fazer revisão a discos e pastilhas noutro automóvel que utilizo para viagens casa/trabalh/casa , expressamente por ter me dado o melhor orçamento (87 euros , ao contrário dos 110 ou 120 euros orçamentados pela oficina Midas).

Sei que poderá haver oficinas que praticam preços mais reduzidos, mas estas oficinas praticam bons serviços, sem marcação, com óleo de marca (geralmente Galp, Repsol/Shell , BP/Mobil , Cepsa). Em tempos cheguei a fazer revisões noutra oficina que praticava preços mais acessíveis (35 a 40 euros) , mas a marca do óleo era desconhecida, o que leva a pensar que os euros que se estavam a poupar poderiam mais tarde possivelmente se traduzirem em reparações ao motor.